sábado, 30 de janeiro de 2010

ô. n. i. b. u. s.


Todas as pessoas dentro de um Ônibus se sentem necessitadas dele, essas mesmas fazem das tripas coração para não tocar uma nas outras... pra não amassar a roupa, pra não se mOlhar do suor alheio, pra não fiCar com aquele cheiro... Todas as pessoas vão a algum lugar que por um momento, ou rua, coiNcide com o itinerário do outro passageiro que está ali a meio centímetro no momento, e niNguém se fala. Um dos poucos momentos em que sinto uma igualdade de relaxamento seria quando o Leva Povo passa pela beira mar, todos buscam os melhores Pontos pra observarem por algUns minutos o balanço do mar de dentro do balanço do Bus, refletir sobre o dia, a vida, a arrogância presente em todas as senhoras que não deixam você passar quando você quer descer na paRada e ela com medo de perder a dela, já está na porta incomodando os outros a meia hora... ConHeço um cara que achou a mulher da vida dele num Candeias /Dois Irmãos, hoje já moram juntos e não anDam mais de ônibus. Salve os artistas dos Sistemas de Transportes Coletivos que não nos deixam tão ociosos dentro daquele VeícuLo no meio do caos do trânsito, Salve o primeiro ser que um dia pediu a bolsa do outro que tava em pé pra segurar para aliviar o aperto da lotação, acho que essa pessoa andava num Cde. da Boa Vista as dez lotado como uma laTa de sardinha...
Saudades dos que tinham as cadeiras de frente pra outra, acredito que isso um dia facilitou muito pessoas cOnhecerem pessoas, nada como ficar uma hora de frente pro outro passageiro pensando no que comentar, mas tinha GentE que virava a cara pra janela e botava a mão no rosto pra não olhar nem pro dia.
Hoje cobradoras mulheres seguram os filhinhos das pessoas que passam na catraca e não podem segurá-lo, uma cheGou a ninar a criança uma vez.. Televisões, câmerAs, cartões, lixeiros! Quanta coisa nova, menos evolução, acho que isso é algo a ser mais novo ainda.
Somente na hora de um assalto ou sequestro do Bacurau que as pessoas sentem a ligação humana que prende umas as outras, o choque, a adreNalina são coisas que interligam as pessoas, sempre vemos peSsoas abraçadas depois de um momento de terror como esse... mesmo que não se conheçam, somem os conceitos a priori, fica o desejo de completude desse medo e cura desse desespero.
Talvez os Busõnes sejam alguma das últimas demonstrações de humanidade plena entre os seres que aQui habitam, pessoas de todas as estirpes, que se misturam num mesmo ar e quase num mesmo e exato espaço. Essas são palavras de um desses seres que usam uns oito Coletivos por dia e presta muita atenção na cara das pessoas lá dEntro tanto na hora que sobe quanto na hora que vai descer, e o que eu diria e que noventa por cento dessas pessoas nunca estão ali no Busón, sempre estão nO lugar pra onde vão ou no lugar que acabaram de sair. Transitando entre veículos muitos maiores que o tal Veículo.

1 comentário:

Flor disse...

oi Principe da mInha Vida..
salve os "2 brothers"..

salve seus olhinhos que olham tanto para esse mundo o.o

sentaria (quando desse pq ultimamente nao anda dando muito) em muitos bancos de onibus com vc indo e vindo nessa vida. mas sempre desde entao junto com vc.